domingo, 16 de agosto de 2015

Qual a Melhor Progressiva Sem Formol?


Oi Gente, tudo bem? Já recebi milhares de perguntas sobre os mais variados assuntos nos e-mails, mas nenhuma é tão frequente quanto “Qual é a Melhor Progressiva Sem Formol?



Eu muito ingênua, já fiz muita progressiva, acreditando no mito da progressiva sem formol. Até que tive um corte químico por causa de uma selagem maldita que, pela lógica, deveria tratar o meu cabelo, mas fez justamente o contrário, porque, como acontece com a grande maioria dos produtos do mercado, tinha formol de forma “velada”.
Então, até que me provem o contrário, eu afirmo que nenhuma escova progressiva é boa e eu não indico nenhuma, porque TODAS que eu conheço são formuladas com formol, glutaral ou seus derivados, de forma clara ou, pior, velada.


A MELHOR ESCOVA PROGRESSIVA SEM FORMOL



Claro que se vocês quiserem usar, o direito é de vocês, mas a minha função, creio eu, é orientá-las da melhor maneira possível.
O meu posicionamento é claro: se alisa tem que ter uma substância alisante, claro. Acontece que qualquer substância alisante para ser comercializada aqui no Brasil precisa ser registrada pela Anvisa, e, até a presente data, os ativos liberados como alisantes são  o hidróxido ou carbonato de guanidina, o ácido tioglicólico (tioglicolato de amônio), o hidróxido de sódio, o hidróxido de potássio, o hidróxido de cálcio e o hidróxido de lítio.
Ah, e não, o formol NÃO é liberado pela Anvisa como alisante! O que a Anvisa libera é o seu uso como conservante, e na quantidade máxima de 0,2%, portanto, nenhuma progressiva pode conter formol com a finalidade de alisar.
Então, qualquer coisa que prometa alisar e não contenha os ativos alisantes registrados pela Anvisa,  possivelmente contém formol de forma velada.
Se for alisante, tem que ser registrado e, sendo assim, são classificados como grau 2, de forma que em seu rótulo é possível encontrar o número do registro, que possui entre 9 e 13 dígitos. Se prometer alisar e não for grau 2, pode ter certeza que tem problema!
E não, carbocisteína não alisa cabelo, lisina não alisa cabelo, aminoácidos não alisam os cabelos,  assim como ácido glioxílico, que foi quem causou o meu corte químico, também não alisa o cabelo (encapa e detona, mas não alisa!).
Pra quem não sabe, o ácido  glioxílico é um ácido aldeídico (ácido formilfórmico), exatamente como o formol, e, conforme explicação dada pela  Profª Dra. Maria Valéria Robles, que inclusive faz parte da Câmara Técnica da Anvisa,  esse ácido quando aquecido se transforma em formol!
E é exatamente isso que acontece com as dezenas de escovas com  ativos “naturais” que prometem alisar os fios, porque, na verdade, elas possuem alguma substância que, quando aquecida, “se transforma” em formol, que, caso vocês não saibam, acaba com o cabelo.
Recado dado, né? Se deixa enganar quem quer! 
Espero poder ter ajudado vocês!
Beijos e até o próximo Post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário